Informativo
CAPA DO JORNAL O GLOBO APRESENTA PROJETO PIONEIRO DA UNIVERSIDADE PARA REFLORESTAMENTO DA MATA ATLÂNTICA

Recorte da capa do O Globo desta segunda-feira (5)
A técnica de combinação genética inédita desenvolvida por pesquisadores da UFV e que tem permitido o florescimento de espécies de árvores em extinção em Brumadinho (MG) foi destaque na capa da edição do O Globo desta segunda-feira (5).
Na reportagem comemorativa, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o professor do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Gleison dos Santos apresenta detalhes da técnica que é esperança para reflorestamento da Mata Atlântica em tempo recorde.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/M/F/oWRIUtR6GuaAxth2uCuA/whatsapp-image-2023-06-04-at-23.26.47.jpeg)
Pesquisadores da UFV e da Vale plantam mudas e sementes clonadas em áreas degradadas de Brumadinho – Divulgação O Globo
Arranha-céu: Árvore gigante do tamanho de prédio de 30 andares é a maior da Amazônia
Nomeada de “Resgate de DNA e indução de florescimento precoce em espécies florestais nativas”, a técnica já foi aplicada com árvores como a jequitibá-rosa, os ipês (amarelo, branco e roxo), açoita-cavalo, cucupira, pindaíba, entre outras predominantes na Mata Atlântica. Das 30 plantas incluídas no trabalho, 12 estão ameaçadas de extinção. Em Brumadinho, cidade mineira onde o estudo foi iniciado e que ainda sofre as consequências do rompimento da barragem da mineradora Vale, em 2019, espera-se que o verde volte a predominar dez anos antes do que o tempo de reflorestamentos convencionais.
— Estamos muito animados com os resultados. Resgatando o DNA de espécies das florestas da região, composta por Mata Atlântica e Cerrado, evitamos a perda da informação genética de cada uma — destaca o professor do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Gleison dos Santos. — E o melhor é que a técnica pode ser usada em diferentes biomas. Um legado importante para as próximas gerações.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/s/E/x5noZHQpaLMkB0g5jgkA/whatsapp-image-2023-06-04-at-23.26.47-1-.jpeg)
Cientistas usam árvores maduras para clonagem — Foto: Divulgação O Globo
A reportagem completa pode ser conferida no link: O Globo
Fonte: Divulgação Institucional da UFV
Jornal O Globo