O Curso de Engenharia Florestal na UFV

O Ensino Florestal teve início em 1927 na cidade de Viçosa, MG, com a fundação da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV). Em 1948, a transformação da ESAV em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG) permitiu a abertura de concurso para a cátedra de Silvicultura, com a consequente admissão de novos professores e orçamento próprio.

Em 05 de maio de 1960, com apoio da FAO, órgão das Nações Unidas para a agricultura, foi criada a primeira Escola Nacional de Florestas, mediante um acordo firmado entre a Universidade e os Ministérios da Agricultura e da Educação e Cultura.

Em virtude da transferência desta Escola para a Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, em 14 de novembro de 1963, o Governo do Estado de Minas Gerais, juntamente com a UREMG, resolveu manter uma unidade de ensino florestal de nível superior, e, pelo Decreto no 7.419, de 21 de fevereiro de 1964, criou a Escola Superior de Florestas (ESF), cujas atividades tiveram início em 03 de março do mesmo ano, tendo como diretor o professor Arlindo de Paula Gonçalves.

A Escola Superior de Florestas passou a constituir uma das unidades de ensino da UREMG, seguindo os objetivos básicos de sua filosofia: ensino, pesquisa e extensão.

Em 1º de julho de 1978, obedecendo à Portaria Ministerial nº 465, a UFV experimentou uma profunda transformação organizacional e administrativa; Com essa transformação, foi criado o Centro de Ciências Agrárias, ao qual foi vinculado o Departamento de Engenharia Florestal (DEF), substituindo a Escola Superior de Florestas.

O Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa vem se mantendo entre os mais bem qualificados. Este aspecto, aliado ao fato de que o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável estão colocados no rol dos grandes temas em discussão no Brasil e no mundo, tornam constantes os desafios do Curso. Com ampla estrutura física e qualificado corpo docente, técnico e administrativo, o Curso se mantém atento às Diretrizes Curriculares dos Cursos de Educação Superior do Ministério da Educação e, ao mesmo tempo, às atuais demandas do mercado. O Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal do Departamento de Engenharia Florestal possui conceito 6 e o Mestrado Profissionalizante na Área de Tecnologia de Celulose e Papel está avaliado com nota 4, ambas avaliações realizadas pela CAPES. Esta condição reflete na qualidade do Curso de Graduação, diante da ampliação de oportunidades aos estudantes em projetos de pesquisas e de extensão, assim como pela melhoria da infraestrutura de laboratórios. Também merecem destaque as notas máximas (5) no Conceito Preliminar de Curso e Índice Geral de Curso, referentes ao último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2019, e obtenção do Selo de Qualidade CREA-Minas, em novembro de 2016.

Dados Gerais do Curso:

Nome original do curso: Engenharia Florestal